PAGES
Animais Exóticos que não podem ser de Estimação
Todos os que são grandes apaixonados por animais, já tiveram vontade de adotar algum tipo de animal exótico para a convivência no ambiente doméstico. Afinal, nem todos querem ter gatos e cachorros em casa, gostariam de uma experiência diferente e, com tantas raças e tipos de animais interessantes e exóticos, é fácil se sentir inclinado a ter um destes.
Porém, nem todos os animais exóticos podem ser realmente trazidos para um ambiente doméstico e tratados como pets. Muitos possuem restrições ambientais ou teriam um impacto muito negativo tanto em seu habitat natural quanto no ambiente doméstico em que foram introduzidos.
Então, para que você esteja completamente ciente destes animais, nós do ALICEGEIRINHAS trouxemos aqui neste artigo uma lista com os principais animais exóticos que são proibidos como pets, confira.
TOP 5 Animais exóticos que são proibidos de ser pets
Alguns pesquisadores defendem a ideia de que o ser humano tem uma ligação muito especial com a natureza desde milhares de anos atrás, isso se reflete completamente na vontade que nós temos de possuir e conviver com animais no ambiente doméstico.
Os mais comuns são cãs, gatos e peixes, mas, existem casos também de animais mais incomuns, como cobras, porquinhos-da-índia, cacatuas e até mesmo iguanas. Mas, existem também aqueles animais exóticos que são proibidos de se tornarem pets, por serem animais silvestres ou estarem protegidos pelos órgãos governamentais competentes por perigo de extinção, acompanhe quais os principais:
Macaco-prego
Esta é uma espécie de macaco muito comum em terras brasileiras em que é necessário ter uma autorização do IBAMA para se possuir um. Porém, estes macacos são animais silvestres e não são indicados para serem domesticados, já que podem ser um perigo para o convívio, pois, podem passar algumas doenças infecciosas graves para os seres humanos.
Periquito-de-colar
Esta espécie de periquito pode ser um grande problema nas áreas urbanas, é conhecido por ser uma ave agressiva e por possuir um processo de reprodução muito simples e rápido. Muitos casos foram registrados em que periquitos-de-colar prejudicaram profundamente a fauna de uma área urbana, já que a espécie é territorial e matou as espécies daquele habitat e causaram grande desequilíbrio.
Cobras
Qualquer espécie de cobra, este que é um dos animais exóticos de estimação mais raros, pode ser um grande problema para aqueles que as tentar domesticar, é necessário um bom conhecimento técnico e diversos cuidados para se manusear e criar cobras e cativeiro. Mesmo assim, estes animais silvestres não são indicados para o ambiente doméstico, mesmo que sejam de espécies que não possuam veneno.
Capivara
Um animal que é muito comum no centro-oeste brasileiro, muitas vezes tido como um animal dócil, a capivara sempre teve um certo convívio com os humanos por terem um habitat que, geralmente, é muito próximo de áreas urbanas. Mas, não se engane, estes são animais silvestres e o ambiente doméstico não é o ideal para que possam se desenvolver, além disso, podem carregar vírus e doenças infecciosas que são passados facilmente para humanos.
Jabuti
O Jabuti é um animal muito inserido no ambiente doméstico e criado como um pet no Brasil, porém, é um animal completamente proibido neste meio. O Jabuti é uma espécie de tartaruga e é um animal silvestre que, por isso, não pode ser inserido no ambiente doméstico como um pet, possuir um jabuti é um crime e pode dar cadeia.